Formasus

Inscrições para bolsas de estudo em cursos superiores de saúde terminam nesta quarta-feira

Interessados devem ter estudado em escola pública ou como bolsista. Mais de 2,2 mil já se inscreveram

Com informações de assessoria
Com informações de assessoria
Publicado em 17/06/2015 às 5:09

Termina nesta quarta-feira (17) o período de inscrição do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS). A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferece bolsas de estudo integrais em cursos de saúde para quem foi aluno da rede pública ou da privada como bolsista integral. Ao todo, são 119 vagas em 19 instituições de ensino privadas, com aulas disponíveis em todos os turnos. Até o momento, mais de 2,2 mil candidatos já se inscreveram.

O FormaSUS oferece bolsas integrais nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, psicologia, serviço social e odontologia, além de tecnólogo em radiologia. As instituições de ensino ficam nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Serra Talhada.

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59 de hoje exclusivamente pelo site formasus.saude.pe.gov.br, preenchendo formulário de inscrição específico disponibilizado no ambiente. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado final do certame será divulgado em 8 de julho e as matrículas ocorrem de 20 a 22 de julho.

Mais informações e o edital estão disponíveis no portal da SES na internet e no site do Diário Oficial do Estado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo [email protected].

PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o Formasus está no seu quarto ano de existência. Entre 2012 e 2014, foram ofertadas 252 vagas em instituições de ensino superior para os estudantes. A cada dois anos, também é aberto processo seletivo para cursos de ensino médio. Em 2012 e 2014, foram 532 vagas nessa categoria.

As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que formam seus estudantes na rede pública de saúde estadual.