ATENDIMENTO

Apac diz que pode chover forte no Grande Recife até o final da tarde desta segunda-feira

Defesas civis estão de prontidão para atender quem precisar de ajuda por causa das chuvas.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/06/2015 às 7:56
Em Jardim São Paulo, o Canal Guarulhos transbordou e alagou as duas faixas da BR-101. Foto: Rafael Carneiro


A Apac emitiu alerta de chuva moderada a forte, com acumulado superior a 40 mm até às 17h dessa segunda-feira. Para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas choveu cerca de 118 mm no bairro do Torreão, 93 mm na Campina do Barreto e 87 mm no Alto do Mandú, no Recife. Em Olinda, choveu mais de 100 mm nas últimas 24 horas no Alto da Bondade.

Para efeito de comparação, a Apac emite alerta de chuva moderada a forte quando a precipitação ultrapassa os 30 mm e cada metro cúbico de chuva, representa um litro de água acumulado por metro quadrado. Em decorrência da precipitação a cidade enfrenta alagamentos em diversos pontos. No Recife, as principais vias alagadas são Avenida Mascarenhas de Morais, Dois Rios, Doutor José Rufino. Já em Olinda, as avenidas Presidente Kennedy, Getúlio Vargas, Carlos de Lima Cavalcanti e PE-15, na altura do bairro de Ouro Preto, são os pontos mais afetados.

Equipes da defesa civil estão de prontidão no Recife e atendem pelo número 0800 081 3400. Em Olinda, o telefone é o 0800 281 2112. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), atende pelo 3181-2490.

Em Jardim São Paulo, moradores estão presos no bairro por causa do transbordamento do Canal Guarulhos. A BR-101 ficou interditada nos dois sentidos e o canal de Jardim São Paulo registra paralisação, já que os carros menores não conseguem passar. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro: