.jpg)
A pedido da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec), o prefeito Geraldo Julio decretou Estado de Alerta no Recife. Apenas nos últomos 10 dias, o acumulado de chuvas já ultrapassa a marca de 681,4 mm. Somente nas últimas 24 horas, a Sedec registrou um volume de chuva de 118 mm. Esse acumulado é contabilizado apenas quatro dias após a maior chuva dos últimos 29 anos, na última segunda (29), quando em apenas 24 horas choveu 228 mm, o equivalente a 16 dias do mês de junho.
O decreto permite uma maior mobilização das secretarias e dos diversos órgãos da Prefeitura e amplia o contingente de pessoal envolvido nas ações de Defesa e Proteção Civil. Pelo decreto ficam convocados para o alerta máximo os servidores das Secretaria Executiva de Controle Urbano; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agentes de Saúde Ambiental; Guarda Municipal; e técnicos da Emlurb, Csurb, CTTU, URB, IASC. Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também vão atuar no Plano de Contingência.
A Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife já registrou 30 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e vistorias. O comandante da Defesa Civil fez um apelo nesta manhã, durante coletiva de imprensa, a todos os moradores de áreas de risco: "sigam para locais seguros".
Em Ipojuca, Prefeitura também decretou Estado de Alerta e está monitorando as áreas de risco. Nas últimas 24h choveu no município 85 mm, foram registrados 15 deslizamentos, incluindo uma queda de barreira na PE-60 e outra na PE-51, que dá acesso à praia de Serrambi, e, apesar do transbordamento do Rio Ipojuca, a situação está sob controle. Não há registro de vítimas.
A equipe técnica está trabalhando para identificação de outros possíveis locais de risco. Caso haja necessidade será realizada a transferência de famílias para casa de parentes ou abrigos. Duas famílias já estão abrigadas.
A Defesa Civil do Ipojuca conta com caminhões, retroescavadeiras, tratores, veículos tipo Kombi e motos. Além do plano emergencial, a prefeitura desenvolve plano permanente de prevenção de danos de chuvas por meio da limpeza de canais, de obras de contenção de encostas, aplicação de gel e lonamento. Além da Defesa Civil, as secretarias de Infraestrutura e Bem Estar Social e da Guarda Municipal também estão de plantão desde a madrugada.
Equipes da defesa civil estão de prontidão no Recife e atendem pelo número 0800 081 3400. Em Olinda, o telefone é o 0800 281 2112. Em Jaboatão, os moradores podem ligar para e 0800 281 2099 e , no Cabo, o telefone é o 0800 281 1531. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), atende pelo 3181-2490.