ENTREVISTA

Celpe diz que ocupação irregular é grande motivo para acidentes com choques elétricos

Sérgio Cabral comentou as mortes causadas por descargas elétricas afirmando que as ligações clandestinas também são fatores que contribuem para acidentes

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 07/07/2015 às 11:25
Na última sexta-feira (3), um morador de rua morreu após ser vítima de choque elétrico no Recife Antigo. Foto: Houldine Nascimento/Rádio Jornal


Na manhã desta sexta-feira (7) o comunicador Geraldo Freire conversou com o Superintendente de Operações da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Sérgio Cabral. O principal tema conversado foram as recentes mortes causadas por choques e descargas elétricas no Estado. Ouça a entrevista na íntegra:

Segundo um Balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Pernambuco é um dos estados do Nordeste que mais provoca mortes devido a acidentes na rede elétrica. De acordo com Sérgio Cabral, essas estatísticas envolvem uma série de eventos e, muitos deles, são acidentes domésticos.

A ocupação indevida sobre as redes elétricas foi um motivo apontado pelo Superintendente de Operações da Celpe. “Há a dificuldade com a questão da ocupação irregular sobre as redes. A Celpe jamais constrói uma rede passando por cima de uma residência”, explicou Sérgio.

De acordo com Sérgio Cabral, as ligações clandestinas também são grandes fatores que contribuem para o alto número de pessoas machucadas. Depois de dias com fortes chuvas e ventos, os cabos rompem e terminam acidentando quem estiver por perto.

O profissional também destacou que a Celpe adota uma postura de parceria com os municípios, identificando as áreas e notificando os proprietários que estiverem irregulares. Segundo Sérgio Cabral, quando os casos mais graves são identificados, a Companhia remove a rede e elimina o risco. Caso você conheça um local que está em risco, pode entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 081 0196.