REABERTURA

Católicos voltam a receber Benção de São Félix dentro da Basílica de Nossa Senhora da Penha

A Igreja estava fechada para reformas há 8 anos e as missas eram celebradas no pátio externo do Convento dos Capuchinhos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 10/07/2015 às 6:42
Foto: Diego Nigro/Arquivo JC Imagem


Após 8 anos recebendo a benção de São Félix na área externa, fiéis da Basílica de Nossa Senhora da Penha, que fica no bairro de São José, área central do Recife, podem voltar a participar da liturgia mais concorrida da Igreja na parte interna do prédio. O templo católico da ordem dos Capuchinhos foi reaberto no último domingo (5), com uma celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Para esta sexta-feira, como é de costume, foram programadas seis missas, sendo a primeira às 6h e a última às 17h. Além da eucaristia, os fiéis recebem a tradicional Benção de São Félix. Trata-se da unção com óleo e a aspersão com água benta que simboliza a proteção para todos os males.

As confissões também voltam a ser realizadas no interior da igreja construída no século XIX e há quase 8 anos fechada com risco de desabamento. Neste período, as atividades religiosas eram realizadas no pátio do convento dos Capuchinhos.

A primeira etapa da restauração da Basílica da Penha foi concluída na última semana. Foi recuperado o telhado, afrescos, rebocos, ornados internos e externos. O trecho da nave por trás do altar, onde estão as duas torres sineiras continua interditado. O local será o próximo a receber os reparos, mas ainda é preciso conseguir recursos financeiros para iniciar a ação.

SERVIÇO - Nas segundas-feiras e aos sábados não haverá atividades litúrgicas na Igreja. Porém, o prédio estará de portas abertas para receber os visitantes. Os horários de funcionamento são das 8h às 17h, nas segundas-feiras e das 8h às 12h nos sábados.