OBESIDADE

Mais de 12 especialistas do Hospital das Clínicas acompanham tratamento de Carlinhos, com 420 kg

A ingestão de calorias do paciente chega a 10 mil calorias por dia. Nos próximos dois meses, esse percentual vai ser baixado ao nível ideal para uma pessoa. Algo em torno de 2 mil calorias

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/07/2015 às 14:02
Foto: Portal Correio-PB / Divulgação


Desde que deu entrada no Hospital Universitário das Clínicas, na Zona Oeste do Recife, com quadro de obesidade mórbida, Carlos Antônio dos Santos Freitas, o Carlinhos, de 28 anos, o número de profissionais em atenção só cresce. Mais de 12 especialidades acompanham o paciente que deve perder 25% do peso, cerca de 100 kg. Ao entrar na unidade, ele pesava 420 kg.

Carlinhos já fez exames de sangue e nele foi identificada uma desnutrição causada por uma baixa ingestão proteica. Ana Caetano, Gerente de Atenção à Saúde, explica o planejamento alimentar:

A alimentação era basicamente feita por biscoito, macarrão, cuscuz e doces. No SPA do HC, a mudança já começou e o desafio é de incluir frutas, verduras e carne.

Foto: Guga Matos / JC Imagem


A ingestão de calorias do paciente chega a 10 mil calorias por dia. Nos próximos dois meses, esse percentual vai ser baixado ao nível ideal para uma pessoa. Algo em torno de 2 mil calorias. A dieta inclui seis refeições e três medicações para inibir a ansiedade por comida são administradas e ajudam também a manter Carlinhos calmo.

Várias infecções foram diagnosticadas na pele do jovem de quase meia tonelada. No tratamento, medicação e curativos nas dobras. Uma nova especialidade começou a atender o paciente, que agora passa a receber atenção da terapia opcional.