PADROEIRA

Saiba o que abre e o que fecha no Recife durante feridado de Nossa Senhora do Carmo

Bancos e agências dos correiros fecham e shoppings funcionam em horário especial. Unidades de saúde também têm expediente alterado

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/07/2015 às 10:09


Recife celebra a festa da sua padroeira, a Nossa Senhora do Carmo, nesta quinta-feira (16). Apesar da Santa também ser a padroeira do Estado, apenas a capital considera a data como feriado. Por causa disso, serviços públicos e privados têm horário de funcionamento alterado. Na maioria dos casos, o expediente volta ao normal na sexta-feira (17).

A história da religião católica, a Santa já era venerada pelos monges do Monte Camelo, em Israel, onde teria aparecido aos fiéis. Porém, no Século XIII, a invasão mulçumana afastou os monges do local, que pediram proteção à Nossa Senhora do Carmo. Foi então que ela os deu um escapulário para a proteção. De acordo com a tradição, a Santa é padroeira dos professores e educadores, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

No Recife, assim como nos demais feriados, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer vai funcionar. O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, e os teatros municipais também funcionarão normalmente. Confira a lista completa com o expediente dos principais serviços da cidade na lista abaixo:

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas devido ao recesso escolar, que irá durar até o dia 26 deste mês. A Colônia de Férias da rede municipal não funcionará no feriado.

MERCADOS E FEIRAS – Os mercados públicos da capital funcionam das 6h às 13h, com exceção do Camelódromo, que não abre na quinta. As feiras livres funcionam normalmente.

SHOPPINGS – As atividades funcionam normalmente das 12h às 21h nos shoppings Recife, Boa Vista, RioMar, Plaza, Paço Alfândega e Tacaruna. Como fica localizado em Jaboatão dos Guararapes, o Shopping Guararapes abre no horário normal (9h às 22h).

CORREIOS – As agências localizadas na capital fecham na quinta, com exceção das instaladas no Aeroporto do Recife, que abre das 9h às 13h, e nos shoppings Recife e RioMar, que funcionam das 12h às 17h.

BANCOS – Agências situadas no Recife estarão fechadas.

EXPRESSO CIDADÃO – As unidades dos bairros do Cordeiro, Boa Vista, Afogados e do shopping Rio Mar não abrem as portas na quinta.

SAÚDE – As Upinhas do Morro da Conceição, Córrego do Jenipapo da Linha do Tiro estarão abertas para as pequenas urgências e atendimento dos casos suspeitos de dengue. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na sexta-feira (17).

Nas maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24 horas multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705, das 7h às 19h.

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), ficarão suspensos na quinta-feira (16), mas funcionam normalmente a partir da sexta-feira (17), das 8h às 13h. O teleatendimento 24 horas da Companhia continuará funcionando normalmente através do 0800 081 1078.

DETRAN-PE – Os pontos de atendimento localizados na capital não têm expediente. São eles: a sede do órgão, no bairro da Iputinga; as lojas dos shoppings Plaza e Tacaruna e as unidades que ficam nos Expressos Cidadão de Afogados, do Cordeiro, da Boa Vista e do Shopping Rio Mar. Os postos fora do Recife funcionam normalmente.

TURISMO E LAZER – O percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível das 7h às 16h, cortando mais de 30 bairros ao longo de 36,5 quilômetros de faixas exclusivas que desembocam no Marco Zero. Já as 13 Academias Recife ficarão fechadas nesta quinta-feira, voltando ao funcionamento normal no dia seguinte, sexta-feira (17).

EMPREENDEDORISMO – Durante o feriado do próximo dia 16, as Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife estarão fechadas. No dia 17, funcionarão normalmente.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados nesta quinta (16). Na sexta-feira (17), as unidades funcionarão normalmente.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 0107.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 16, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

CULTURA – O Museu da Cidade do Recife funciona das 9h às 17h nesta quinta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo. Já o Mamam, não abre. O mesmo acontece com os equipamentos do Pátio de São Pedro. Os teatros municipais seguem com sua programação normal.

PREFEITURA – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que no dia 16, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na sexta-feira (17) o atendimento volta a funcionar das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

JUSTIÇA – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona em regime de plantão nas unidades do Recife, enquanto as do resto do estado funcionam normalmente. O plantão do 1º Grau se concentra no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, enquanto o 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, das 13h às 17h.