PROGRAMAÇÃO

Geólogo fala sobre fortes ondas que devem atingir a costa nordestina nos próximos dias

A entrevista ocorreu no Passando A Limpo desta quinta-feira. Confira o programa na íntegra.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/07/2015 às 10:40

O Passando A Limpo desta quinta-feira (16) falou sobre os principais assuntos do Brasil e do Estado na Rádio Jornal. Como destaque, o alerta para ondas fortes na costa nordestina nos próximos dias.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais alertou à população para ondas de quase 4 metros e ventos fortes que devem atingir o litoral nordestino desta quinta-feira (16) até o sábado (18), especialmente no trecho entre Sergipe em Pernambuco. Em alto mar, as ondas podem chegar em até 5 metros, principalmente entre Pernambuco e a Bahia.

O alerta foi emitido, principalmente, para menores embarcações e pescadores. A previsão é de que a onda mais alta, de 3,9 metros, atinja à costa pernambucana entre a noite desta quinta-feira (16) e a manhã da sexta. As grandes embarcações devem redobrar o cuidado com a segurança, verificar equipamentos de salvamentos, como boias e coletes, o estado dos motores e cascos e verificar o funcionamento do rádio.

O geólogo e especialista em climatologia, Lucivânio Jatobá, falou com a bancada do Passando A Limpo sobre o assunto. Ele explicou a diferença entre essas ondas gigantes e um tsunami: enquanto a causa de um tsunami, que tem uma violência infinitamente superior do que as ondas que irão atingir o Nordeste, é a movimentação das placas tectônicas, a causa das ondas é a energia transferida para o oceano, que chega até a costa.

Ele explicou, ainda, que esse é um fenômeno que não tem periodicidade, mas que é muito frequente no sudeste brasileiro, como no Rio de Janeiro. Confira a entrevista completa com Lucivânio Jatobá:

Confira o Passando A Limpo desta quinta-feira na íntegra: