DEBATE

Debate desta quarta esclareceu dúvidas sobre os direitos de todos

O comunicador Geraldo Freire conversou com advogados especialistas em direitos trabalhistas, previdenciários e de família

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/07/2015 às 13:58
Foto: Reprodução internet


Para tirar dúvidas em relação aos direitos garantidos aos trabalhadores, aposentados, e família, no debate desta quarta-feira (22), o comunicador Geraldo Freire conversou com o advogado trabalhista Marcos Alencar, o advogado previdenciário Paulo Perazzo e com o advogado João Bosco Albuquerque, na Super Manhã da Rádio Jornal.

O advogado trabalhista Marcos Alencar falou sobre greves e movimentos de categorias, como a dos servidores do INSS e dos rodoviários ocorrida no último dia 14 de julho. O advogado mencionou que as greves podem acontecer em qualquer segmento do mercado. Ele entende que o movimento pode solucionar questões de entendimentos entre patrão e empregados, e citou como exemplo as reivindicações atendidas pelo Tribunal Regional do Trabalho, referente ao acordo da classe dos motoristas de ônibus do Recife. “Bem ou mal a greve foi resolvida. Se o patronato não está satisfeito, isso é um outro problema. O Tribunal Regional está de parabéns, agiu de forma muito rápida. A greve não acontece de uma forma precipitada, ela é anunciada (..) cabe ao puder competente a bater na porta da Justiça”, comentou. Para Alencar, a única saída é o judiciário julgar a greve e arbitrar um percentual. Para o caso da Previdência, ele entende que a Justiça precisa intervir.

Foto: Reprodução internet


Paulo Perazzo, que é advogado previdenciário, falou sobre aposentadoria e aumento de volume de pessoas que procuram advogados e previdência para tirar dúvidas sobre novas regras. “As pessoas estão se apegando a tudo agora para conseguir o benefício previdenciário e garantir salário, independente do mercado de trabalho. Eu tenho notado um aumento tremendo na área previdenciária em função da crise econômica”, afirmou.

O advogado João Bosco Albuquerque tratou questões de direito de família e falou sobre casos de pessoas que perderam emprego e tentam negociar redução da pensão de alimentos.

Confira o debate na íntegra: