DEBATE

Trânsito e mobilidade foram os temas do debate desta quinta

Convidados da Super Manhã na Rádio Jornal falaram sobre questões de mobilidade e posição do Recife entre as três piores capitais do Brasil em qualidade do trânsito

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/07/2015 às 16:25
Foto: Lorena Barros | Rádio Jornal


A situação atual das estradas estaduais e a mobilidade urbana do Recife foram os temas do debate na Super Manhã da Rádio Jornal desta quinta-feira (23). O comunicador Geraldo Freire conversou sobre o tema com o secretário de Mobilidade do Recife, João Braga, com o líder da oposição na Assembléia Legislativa, Silvio Costa Filho (PTB) e com Luiz Alberto Araújo, que representou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.

O secretário de Mobilidade João Braga comentou sobre as dificuldades de todas as cidades com relação ao trânsito. “No sistema viário das cidades foi priorizado o transporte individual motorizado, e as cidades se esgotaram”, disse. O secretário mencionou algumas obras que ainda vão ser realizadas, no ponto de vista do trânsito. “O trânsito vai estar sempre engarrafado. Se criar facilidades, você coloca mais carros ainda na rua. Isso acontece em qualquer cidade”, ponderou. Braga falou também sobre a importância de cuidar da mobilidade para a população.

Recife está entre as três piores capitais do Brasil em qualidade de trânsito
Foto: Diogo Menezes | JC


O líder de oposição na Assembléia Legislativa, Silvio Costa Filho, disse que teve oportunidade de presidir uma comissão de mobilidade urbana da Alepe. Segundo Silvio Costa Filho, na oportunidade, foi realizado um diagnóstico da Região Metropolitana e do Estado. “O que se observa claramente, sendo esse o sentimento da grande maioria dos que entendem de transporte público, é que, infelizmente, no Recife e Região Metropolitana, nunca houve um planejamento estratégico de como se pensar a mobilidade e o transporte coletivo do futuro”, apontou.

Silvio Costa Filho mencionou sobre as ciclofaixas e a mobilidade no Recife
Foto: Guga Matos | JC Imagem



Sívio Costa Filho mencionou ainda sobre o índice que Recife hoje está entre as três piores capitais do Brasil na qualidade do trânsito. “Recife hoje perde para São Paulo”, disse.

Confira o debate na íntegra: