DEBATE

Crise política e perspectivas para o futuro no debate desta segunda

A conjuntura política nacional e impopularidade da presidente Dilma na análise do cientista político Antônio Lavareda

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/08/2015 às 14:40
Foto: Ísis Lima


No debate da Super Manhã da Rádio Jornal desta segunda-feira (03), o comunicador Geraldo Freire conversou com os convidados sobre a conjuntura política nacional e perspectivas para o futuro do país. Participaram do debate o cientista político Antônio Lavareda, com o jornalista e colunista de política do Jornal do Commercio, Giovanni Sandes, e o com o jornalista e coordenador do comitê de conteúdo do Sistema Jornal do Commérco de Comunicação, Ivanildo Sampaio.

A crise nos partidos, inclusive no Partido dos Trabalhadores (PT), foi abordada pelos convidados de Geraldo. O cientista político Antônio Lavareda comentou a frase de Tássio Genro de que “o PT chegou ao fim de um ciclo.” Lavareda entende que ele repete o que o presidente Lula disse semana atrás, quando se referiu ao PT usando uma expressão de que o partido estaria no “volume morto”. “Ele usou essa metáfora, que se refere ao nível das águas no sistema Cantareira em São Paulo, ou seja, o nível técnico além do ponto zero (...), dizendo isso, o presidente Lula queria dizer que o partido acumulou nos últimos anos um grande déficit de imagem: o escândalo do mensalão e Operação Lava Jato, abre uma cratera na imagem do partido”, comentou. O cientista falou também sobre desempenho de outros partidos nas urnas, em eleições anteriores.

Ivanildo Sampaio citou, na oportunidade, que o PT não é um partido hegemônico no país. “Ele tem a presidência da república, mas tem o governo de muito poucos estados”, mencionou. Ele citou como exemplo o estado de São Paulo, que é governado pelo PSDB e o Rio de Janeiro, pelo PMDB. O jornalista levantou uma questão importante, de que se esse fator não seria ruim para os candidatos petistas nas próximas eleições. O questionamento foi analisado e discutido entre os convidados.

Confira o debate na íntegra: