CABELO

Cirurgião capilar esclarece dúvidas sobre tratamento contra fios brancos

Uma pesquisa recente apresenta uma solução para quem não gosta dos cabelos brancos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/08/2015 às 11:40
Foto: Reprodução/ Internet

O cirurgião capilar Fernando Basto falou nesta terça-feira, no Passando a Limpo, sobre uma pesquisa uma pesquisa recente da Universidade de Bradford, realizada por pesquisadores da Alemanha e da Inglaterra, que descobriu a causa dos cabelos brancos e sua possível cura.

Os fios brancos podem não incomodar algumas pessoas, mas muita gente ainda prefere esconder as madeixas descoloridas com tintas, por exemplo. "O cabelo branco perde a cor com o passar dos anos por conta de peróxido de hidrogênico, mesma substância da água oxigenada, então essa substância vai inibindo a ação da melanina", explicou.

Sobre o tratamento, o médico mostrou otimismo. "É possível que pessoas que ainda não tenham cabelo branco ou que estão começando a aparecer fios brancos com essa substância possam evitar que esses cabelos evoluam", avaliou o médico, que disse ainda que o trabalho ficará pronto esse ano e, talvez, a partir do próximo ano os pacientes já poderão utilizar.

Com relação a outro problema que incomoda bastante as pessoas é a calvice. Segundo o cirurgião, para as mulheres o tratamento é mais complicado. "Na mulher, nós ficamos um pouco amarrados por conta dos hormônios. As drogas utilizadas afetam o metabolismo hormonal", alertou o especialista.

Segundo dr. Fernando, hoje, os tratamentos para a conter a queda de cabelo estão cada vez mais evoluídos. "Nós temos na clínica um laser com baixa potência. Ele está sendo, pra mim, uma pérola para aquelas pessoas jovens que já estão sofrendo com esse problema", disse o médico.

A entrevista com dr. Fernando Basto foi ao ar na segunda parte do programa. Confira o Passando a Limpo de hoje: