MOBILIDADE

Secretário João Braga confirma demissão de "amarelinhos"

Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife não informou o número e nem quando as demissões serão realizadas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/08/2015 às 10:18


O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, conversou com a Rádio Jornal, nesta sexta-feira (28), sobre a situação dos orientadores de trânsito, popularmente conhecidos como “amarelinhos”. O responsável pela pasta confirmou que parte dos profissionais será demitida.

“O que a gente tá fazendo é uma racionalização na prestação deste serviço”, explicou o motivo, reconhecendo a importância dos amarelinhos. “O que a gente vai ter que fazer é diminuir a presença deles em alguns locais para que a gente possa manter o mesmo serviço, com a mesma qualidade, mas de uma forma mais racionalizada”, concluiu.

No entanto, o secretário não disse a quantidade que será descartada, mas disse que a prefeitura está estudando este número. “Infelizmente vamos ter que fazer isso”, comentou. Sobre a informação de que 1/3 seria demitido, ele não confirmou. “Não, não. Acho que não chega a um 1/3 não. Ontem fizemos os primeiros cálculos. Nós iremos apresentar os números ao prefeito na próxima segunda-feira”, finalizou o secretário.

A entrevista foi destaque no Passando a Limpo. Confira a entrevista completa na segunda parte do programa:

E os orientadores de trânsito, os chamados “amarelinhos”, vão realizar uma assembléia extraordinária neste sábado (29), às 13h, na sede da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste. A reunião é devido à demissão de funcionários, anunciada pela Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (28). O encontro vai discutir e definir os procedimentos a serem adotados.

Foto: Guga Matos | JC Imagem

A capital pernambucana conta com 375 orientadores. Para economizar gastos, a gestão municipal vai demitir pelo menos 20% dos funcionários, o que equivale a 80 pessoas.