SEGURANÇA

Nova instalação do Centro de Operações de Defesa Social começa a funcionar no Recife

Com a saída do órgão da sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, o Ciods ganhou uma sala de despacho, onde representantes das policias trabalham em um mesmo ambiente

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/09/2015 às 14:03
Leitura:
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem


As novas instalações do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) já funcionam no prédio da Agência Estadual de Tecnologia da Informação, no bairro de São José, centro do Recife. Agora, o Ciods, que coordena as operações das policias, bombeiros e Instituto de Criminalística do Estado, passa a fazer parte do centro integrado de comando e controle regional da Secretaria de Defesa Social.

Com a saída do órgão da sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, o Ciods ganhou uma sala de despacho, onde representantes das policias trabalham em um mesmo ambiente. No local, um grande painel mostra imagens das quase mil câmeras de segurança da Secretaria, em tempo real.

O gestor do Ciods, coronel Ricardo Fentes, detalha o que mudou na segurança de Pernambuco com as novas instalações:



Em cada turno do dia, 15 policiais trabalham na nova sala de despacho, analisam as ocorrências recebidas pela central telefônica 190 e 193, coordenam os agentes que estão nas ruas e monitoram as atividades pelas câmeras.

No total, foram investidos mais de um milhão e oitocentos mil reais na estrutura. O sistema conta quase mil câmeras que monitoram pontos estratégicos do Recife, Olinda, Petrolina e Caruaru.

Mais Lidas