Economia

Brasil tem nota de investimento rebaixada pela agência Standard and Poor

A consequência do rebaixamento da nota do Brasil pela agência Standard and Poor

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 10/09/2015 às 11:53

O Brasil perdeu o título de país bom pagador para entrar na lista dos que tem nota de investimento rebaixada provocada pela crise política e a incapacidade do governo de apresentar um orçamento de confiança.

10 dias atrás, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional um orçamento para o ano que vem com défcit. Ontem, a agencia Standard and Poor's avaliou que o Brasil não vem fazendo o dever de casa para ajustar as contas públicas.

O ministro do planejamento Nelson Barbosa diminuiu a importância da nota de rebaixamento, dizendo que a Standard and Poor's é uma das agências, mas não é a unica avaliação, e que o Brasil segue na trajetÓria de melhorar a economia, e não vai dar calote nos investidores.

No congresso, o senador Renan Calheiros se antecipou para dizer que naquilo que depender do parlamento, as mudanças poderão ser agilizadas.

Confira o flash de Romoaldo de Souza:

A consequência do rebaixamento da nota do Brasil pela agência Standard and Poor's, é que o Brasil terá que pagar juros mais elevados na hora de pegar empréstimos internacionais e, internamente, o governo terá de tomar medidas emergenciais para equilibrar as contas.

Sobre as consequências desse rebaixamento da nota, o economista Ecio Costa conversou com Wagner Gomes. Confira a coluna Economia e Negócios desta quinta-feira (10):