CONSULTÓRIO

Difteria no Consultório de Graça

Quatro casos da doença foram confirmados este ano em Pernambuco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/09/2015 às 21:28

O Consultório, comandado pela âncora Graça Araújo, discutiu nesta segunda-feira (14) o combate à difteria em Pernambuco. Os médicos infectologistas Demétrius Montenegro e Ana Antunes foram os convidados. Demétrius é coordenador do Departamento de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Já Ana é gerente de Vigilância das Doenças Imunoprevisíveis da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A Gerência trabalha com dados sobre a situação das doenças no Estado.

De acordo com a SES, quatro casos de difteria já foram confirmados este ano em Pernambuco. Cinco ainda estão sendo investigados. No último dia 3, um adolescente de 14 anos morreu com suspeita da doença em Salgueiro, no Sertão. Pouco depois, dois irmãos de 19 anos da mesma cidade foram internados no Huoc com sintomas semelhantes.

A patologia é causada por uma bactéria que se aloja na garganta, afetando os órgãos respiratórios e parte da pele do rosto. “O início é característico de qualquer virose, mas, com a evolução do quadro, o pescoço pode inchar até a largura da cabeça”, alerta Demétrius.

Ouça o programa na íntegra: