COMPORTAMENTO

Gestação e doenças genéticas. Saiba identificar se há algo diferente ou arriscado para o seu bebê

Clarissa Siqueira recebeu no estúdio da Rádio Jornal a ginecologista e obstetra Renata Falcone e a psicóloga-psicanalista Maria do Carmo Camarotti

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/09/2015 às 13:50
Foto: Rádio Jornal


No debate do programa Comportamento desse domingo (13), a comunicadora Clarissa Siqueira conversou com especialistas sobre gestação e as doenças genéticas. Em pauta, a importância dos exames gestacionais para a mamãe e para o bebê e o que fazer se o bebê for diagnosticado com uma doença rara.

No programa também foram abordados os sintomas do autismo e as características da Síndrome de Down. Entre os diversos temas, as convidadas também falaram sobre como recuperar a vontade de fazer sexo após uma gravidez de risco.

Participaram do debate a ginecologista e obstetra Renata Falcone e a psicóloga-psicanalista, especialista em intervenção precoce na interação pais-bebê, Maria do Carmo Camarotti.

Muitas mulheres têm o sonho de serem mães, mas quando o desejo se aproxima, algumas sentem medo. Alguns pais também não sabem como apoiar ou que fazer quando descobrem que a mulher está grávida. E quando o filho, que ainda está na barriga da mamãe, tem algum problema de saúde, como lidar?

Foto: Reprodução


O Comportamento também abordou questões sobre as mudanças físicas e psíquicas durante a gestação e a importância do acompanhamento médico das gestantes e dos bebês na identificação de doenças para que assim possam ser acompanhadas e tratadas precocemente.

Confira os esclarecimentos dos profissionais e mais informações debatidas no Comportamento desse domingo:

Na coluna "Meus amores da televisão", Rafael Souza lembrou as grávidas mais polêmicas das telinhas, como a história da Helena (Regina Duarte) de Por Amor, que trocou o próprio filho na maternidade pelo filho da filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), para que a jovem não sofresse a dor da morte do bebê. O jornalista ainda lembrou da novela Coração de Estudante, que debateu com delicadeza as características da Síndrome de Down.

Falando sobre sexo, a psicóloga Silvana Melo resonde à pergunta de João Luis, de Petrolina. Ele diz que a esposa teve uma gravidez complica, com muitos sangramentos e, agora que o bebê nasceu, não tem mais vontade de fazer sexo. Saiba como João pode ajudá-la a ficar mais segura na "Hora H".