CUIDADOS

Evento promovido pelo IMIP debate os desafios do tratamento do câncer na terceira idade

1ª Jornada Internacional de Oncogeriatria será realizada neste sábado (18)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/09/2015 às 17:09

Neste sábado (19), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realiza a 1ª Jornada Internacional de Oncogeriatria. O evento conta com a presença do estudioso em onco-hematologia, o italiano Ludovico Balducci.

O especialista vai ministrar uma conferência sobre a importância da especialidade na atenção ao paciente com câncer da terceira idade, tendo em vista o envelhecimento mundial da população e da perspectiva de um aumento no número de pacientes oncológicos.

O evento será realizado, das 09 às 14 horas, na sala Itapissuma, do Internacional Palace Lucsim, em Boa Viagem. Na programação, haverá ainda palestras sobre os desafios nessa área, envelhecimento e câncer, avaliação multidimensional em oncogeriatria e cuidados paliativos.

O câncer já é a principal causa de morte no IMIP (cerca de 40% das mortes) e 70% destas mortes ocorrem entre os idosos. Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O câncer é a segunda causa de morte entre os brasileiros, com projeções de tornar-se a primeira causa nos próximos vinte anos, com um aumento relativo da mortalidade ainda maior na população idosa.