ALÍVIO

Vigilância Epidemiológica descartou caso de meningite aguda em escola particular do Recife

De acordo com a diretora adjunta do Colégio, a criança passa bem

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/09/2015 às 13:38
Foto: Reprodução/ Google Street View

A confirmação da meningite mais comum, na forma viral, trouxe um alívio para pais e alunos do Colégio Vera Cruz, nas Graças, na área central da capital pernambucana.

O estudante do Infantil 4, ainda aguarda o resultado de um exame mais aprofundado, mas o descarte de quadro da meningite meningocócica, a forma mais perigosa da doença, causado por bactéria, tranquilizou a mãe Vanuza Silva, que tem uma menina de 5 anos na mesma turma onde surgiu a suspeita. “Ficamos muito aperreadas, agora uma mãe deu força a outra”, comentou. “Mas ficar tranquila mesmo, ficamos ontem quando foi diagnosticado que era viral e não bacteriana”, concluiu.

O repórter Rafael Carneiro traz as informações:

Nesta sexta-feira (11), a escola abriu espaço no cronograma de aulas para técnicos da Vigilância Epidemiológica do Recife informarem à comunidade escolar sobre os riscos e os cuidados em caso de meningite.

A diretora adjunta do Vera Cruz, Silvia Fonseca, explicou o motivo da suspensão das aulas na educação infantil até a próxima segunda-feira (21). “Ele veio à aula até a sexta-feira (11) mas o quadro do aluno está se desenvolvendo bem, a criança está bem”, disse. Apenas o Ensino Infantil foi afetado.

A Vigilância Epidemiológica encerrou a onda de boatos e o medo gerado pelo episódio. A transmissão de boa parte dos tipos da doença é feita de pessoa a pessoa, por meio da tosse, pelo contato direto. No entanto a meningite tem pouca resistência no ar.

A Adriana Luna chefe da divisão de doenças transmissíveis da Prefeitura do Recife, fala sobre os cuidados com a saúde para evitar novos casos. “Algumas meningites existem vacinas que são ofertadas nos postos de saúde para algumas faixas etárias”, detalhou a profissional destacando ainda que outras medidas são de higiene.

Em 2014 o Recife registrou 194 casos de meningite, seja viral, bacteriana ou causada por fungos. Até este mês já foram registrados 160 pacientes.