CONSULTÓRIO

Consultório discute a Doença de Alzheimer

O mal é um tipo de demência que atinge 35,6 milhões em todo o mundo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/09/2015 às 21:31

O tema do Consultório desta segunda-feira (21) foi “Os tratamentos e os cuidados que permitem uma vida melhor para os portadores de Alzheimer”. A âncora Graça Araújo conversou com a psicóloga Moiselita Souza e Souza, o médico geriatra Alexandre de Mattos e o terapeuta ocupacional Antônio Rodrigues.

Moiselita é cuidadora de idosos há nove anos. Já Alexandre é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UPE) e trabalha no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e no Instituto de Medicina do Idoso, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. E Antônio é especializado em Saúde do Idoso e preside a Associação Nacional de Alzheimer Regional Pernambuco, além de atuar no Instituto de Geriatria do Hospital Português.

Ouça o programa na íntegra:

Nesta segunda é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Doença de Alzheimer. De acordo com a Associação Internacional da Doença de Alzheimer (ADI, em inglês), há 35,6 milhões de portadores desse mal em todo o mundo. “É um tipo de demência. Dentre as demências neurodegenerativas, é a mais comum. Mais prevalente na população idosa, é uma disfunção das células nervosas”, explicou Alexandre.