CAMPANHA

"Doar seus órgãos é fácil assim" é tema da Semana Nacional de Doação de Órgãos em Pernambuco

A campanha segue até o próximo domingo. Qualquer pessoa pode ser doador de órgãos, basta comunicar a parentes e amigos sobre o desejo de doar

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 21/09/2015 às 15:49
Imagem Reprodução


Com o tema “Doar seus órgãos é fácil assim”, segue até o próximo domingo (27) a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, em Pernambuco. A campanha começou nesta segunda-feira (21) com uma panfletagem na Praça do Derby, na área central do Recife.

Em Pernambuco, mais de um milhão de pessoas esperam por um órgão. Mais de 956 aguardam um rim. De acordo com dados da Central de Transplante do Estado, de janeiro a agosto deste ano, foram realizados 868 transplantes, 5% a menos que o mesmo período do ano passado. A diminuição é reflexo do transplante de córnea, que registrou queda de 28% em relação ao ano passado. Por conta dessas estatísticas a coordenadora Noemy Gomes ressalta que agora em setembro, há acompanhamento da campanha nacional do Ministério da Saúde e fala da facilidade em avisar a família sobre o desejo de doar os órgãos.

Qualquer pessoa pode ser doador de órgãos, basta comunicar a parentes e amigos sobre o desejo. Para chamar a atenção do público, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos lançou a campanha “Brasil Verde”, com intuito de iluminar monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras. Durante esta semana, a campanha vai iluminar a fachada do JCPM Trade Center, no Pina, o Instituto Brennand, na Várzea, o elevador panorâmico, em Olinda, e o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, entre outros.