SAÚDE

Pernambuco participa da campanha Brasil Verde em incentivo à doação de órgãos

Em Pernambuco, mais de 1,3 mil pessoas estão esperando por um órgão, das quais mais de 956 aguardando por um rim.

Com informações de assessoria
Com informações de assessoria
Publicado em 21/09/2015 às 6:46


A partir desta segunda-feira (21/09) até o domingo (27/09), o Estado de Pernambuco celebra a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A campanha tem início com mobilização de panfletagem, na Praça do Derby, área central do Recife, e apresentação de banners nas faixas de pedestres em sinais da Avenida Agamenon Magalhães, das 9h às 11h30. A intenção é chamar a atenção de motoristas e transeuntes para o ato de solidariedade.

De janeiro a agosto deste ano, já foram realizados 868 transplantes em Pernambuco, 5% a menos que o mesmo período do ano passado. A diminuição é reflexo do transplante de córnea, que registrou, sozinha, uma queda de 28% em relação ao ano passado. "Em compensação, o número de transplante de órgãos sólidos, coração, fígado e rim, teve aumento de 33%, com destaque para coração, que foi de 154%, saindo de 13 transplantes para 34. Este número é recorde em toda a história da Central de Transplantes, pois o número máximo de procedimentos realizados em um ano inteiro foi de 27 procedimentos. Isso confere a Pernambuco o título de segundo estado que mais realizou este tipo de transplante, atrás apenas do estado de São Paulo",comenta a coordenadora da Central de Transplantes (CT-PE), Noemy Gomes.

Em Pernambuco, atualmente, mais de 1,3 mil pessoas estão esperando por um órgão, sendo mais de 956 aguardando por um rim. Há outras 7 pessoas na fila por um coração; fígado 72; pâncreas 2; medula óssea 23; e córnea 245.

Brasil Verde - Para também chamar a atenção do público, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), lançou a campanha “Brasil Verde”, com o intuito de iluminar monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras, promovendo ações educativas em prol da campanha de doação. A cor representa esperança para uma nova vida com o transplante de órgãos.

Em Pernambuco, a CT-PE firmou parcerias para iluminar diversos locais do Estado, chamando a atenção da sociedade pernambucana para essa importante causa. Ganharão a cor verde, durante a Semana da Campanha, a antena da TV Globo Nordeste, na Rua da Aurora; os jardins e a fachada do JCPM Trade Center, no Pina; o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea; o elevador panorâmico e mirante da Caixa D'água do Alto da Sé, em Olinda; a sede da Prefeitura e o Monumento da Integração de Petrolina, no Sertão pernambucano; e a fachada do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado de Pernambuco. O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) é parceiro nas ações.

Simpósio - A Semana inclui uma programação científica com a realização do II Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecidos, que será realizado dia 22 de setembro, das 8h às 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Com o tema, A criança no processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos, o evento reunirá profissionais de saúde que atuam em UTIs neo e pediátrica, residentes de medicina e enfermagem da mesma área, além de profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização de Procura de Órgãos (OPO).