CULTURA

Homenageado na 10ª Bienal Internacional do Livro de PE, Miró retorna à cena literária

A entrada do evento é gratuita. Bienal começa no dia 2 e segue até o dia 12

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/09/2015 às 15:43
Os homenageados pela 10ª edição são
Luzilá Gonçalves, Ascenso Ferreira, falecido em 1965, e Miró

A 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco já tem data, local e programação confirmados. Apaixonados ou até mesmo interessados em conhecer mais sobre a literatura podem participar da Bienal entre os dias 2 e 12 de outubro, no Centro de Convenções do Estado, localizado no município de Olinda, no Grande Recife.

A entrada é gratuita. Este ano, o maior evento do ramo no Norte e Nordeste tem como tema: "Literatura, Resistência e Transformação". Durante os onze dias de encontro vão ser realizadas palestras com grandes escritores a exemplo do cubano Leonardo Padura, da argentina Selva Amada e do psicanalista Contardo Calligaris. Luzilá Gonçalves, Ascenso Ferreira, falecido em 1965, e Miró são os homenageados.

A repórter Clarissa Siqueira traz os detalhes:

Luzilá Gonçalves, pernambucana, fala da emoção de ser homenageada na Bienal do próprio Estado. "É uma espécie de recompensa por um trabalho longo da minha vida inteira, que espere que dure ainda uns 30 anos, que é de amor ao Recife, amor à literatura, recuperação da memória do Recife, da história das mulheres pernambucanas", disse.

O poeta Miró vai recitar durante o evento o mais recente livro "Adeus". Ele fala sobre a obra que marca o retorno à cena literária depois de problemas de saúde. "Foi um momento que eu pensava que ia morrer. A ideia era se Deus deixaria eu morrer. Então se Deus não deixasse eu não morrer então há Deus, com H, e se eu morrer seria adeus", explicou o poeta.

De acordo com Rogério Robalinho, coordenador da Bienal do Livro de Pernambuco, a maior novidade da feira este ano é a integração da literatura com outras artes, como música e artes plásticas.

Além das mais de 100 atividades da programação, os participantes da Bienal podem ainda conferir a Bienalzinha, voltada para o público infantil. Toda a agenda pode ser conferida no site www.bienalpernambuco.com.