COLUNA

Crescimento do desemprego e aumento do trabalho autônomo na Coluna Economia & Negócios desta segunda

Devido a falta de geração de emprego, o trabalho autônomo tem crescido e passou a ser uma saída, mesmo com o país em crise

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/09/2015 às 17:29
Leitura:
Foto: Reprodução internet


Na Coluna Economia & Negócios desta segunda-feira (28), Écio Costa fala sobre o crescimento nas demissões no Brasil, e que mais de 1 milhão de vagas foram fechadas. Além disso, Écio falou da dificuldade da recolocação desses profissionais, devido à falta de geração de emprego. Diante do cenário, o trabalho autônomo tem crescido e passou a ser uma saída, mesmo com o país em crise.

Écio Costa trouxe um dado contido no relatório mensal do IBGE que apontou que, em agosto, 19,8% da população se enquadrou na classificação dos autônomos, tendo em vista que muitos desses profissionais não estão conseguindo um novo emprego com carteira assinada.

Écio diz ainda que o emprego com carteira assinada trás uma série de benefícios e uma certa tranquilidade, pois o empregado recebe sempre o mesmo salário todo mês, para planejamento isso é muito bom. Para o trabalhador autônomo, a renda é variável ao longo do ano. “Não é o melhor dos cenários, mas os brasileiros estão dando um jeitinho para evitar endividamento familiar, e para isso precisam se virar”, disse.

A Coluna chamou atenção para um dado preocupante, de que não são apenas empregos para pessoas com baixa formação, havendo nesse indicador também, pessoas com formação de nível universitário fazendo trabalhos como autônomos.

Ouça a Coluna Economia & Negócios:

Mais Lidas