GREVE

Servidores do INSS só voltam ao trabalho na quarta-feira

Acordo entre grevistas e governo deve ser assinado nesta terça

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/09/2015 às 10:25
Leitura:
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) decidiram terminar a greve, mas ainda não voltaram a atender a população. Depois de mais de três meses de braços cruzados, a categoria só deve voltar ao serviço na próxima quarta-feira (30). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Previdência Social em Pernambuco (Sindsprev-PE) a decisão de adiar a volta, foi tomada porque o acordo entre os grevistas e o Ministério do Planejamento ainda não foi assinado.

Clarissa Siqueira traz os detalhes:

Nesta segunda-feira (28) algumas pessoas que souberam no fim da greve foram ao local tentar atendimento e não conseguiram. Uma delas foi a Cristina Ferreira que tenta fazer uma perícia há quatro meses. “Eu liguei quatro vezes para o 135 e falaram que ia ter a perícia. Então a gente vem cansada, cheia de problemas, com bengala e então quando chega no atendimento falam que vai ser adiada a perícia e esperar um telefonema em casa para saber o novo dia da perícia”, reclamou a mulher. Já Adenilton Teixeira foi ao local e reagendou a perícia.

Durante a paralisação houve prejuízo na concessão de vários benefícios previdenciários, a exemplo de aposentadorias e auxílio acidente. Apenas na gerência executiva do INSS no Recife, localizada na Avenida Mário Melo, no bairro de Santo Amaro, cerca de quatro mil benefícios de pensão por morte, auxílio maternidade e auxílio reclusão deixaram de ser concedidos.

Luiz Eustáquio, secretário geral do Sindsprev-PE explica que ainda vão ser realizadas assembleias da categoria em outros Estados do país, para que todos voltem ao serviço no mesmo dia. "Se você vai a uma loja, você quer a nota fiscal. Se você compra uma casa, você quer a escritura. Se você faz um acordo, ele tem que estar assinado. Diante disso, a categoria entendeu que deve se organizar para atender a população”, comentou.

A orientação dos servidores para quem precisa de qualquer benefício é ligar antes para central telefônica do INSS, no número 135, e agendar o atendimento.

Mais Lidas