DIEESE

Índice de desemprego de agosto cai na Região Metropolitana do Recife em relação a julho

A taxa de desemprego na Região em agosto deste ano foi 13,09%, frente aos 14% de julho

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/09/2015 às 15:43
Foto: Acervo JC Imagem

A taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife em agosto deste ano foi 13,09%. O número foi divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Dieesse, por meio do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego. Comparado aos 14% de julho deste ano, a mudança é considerada pelos especialistas muito pequena.

No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego era de 12,02% na região. O coordenador regional do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego, Jairo Santiago, aponta os motivos pelo quais esses números não caíram ainda mais. "Essa poderia ser uma redução ainda maior, mas neste período, 10 mil pessoas saíram da inatividade e migraram para o mercado de trabalho, em busca de uma vaga", destacou.

O coordenador ressalta, ainda, qual área de atuação mais demitiu nesse período no Grande Recife. "O setor que mais contribuiu para esse desempenho do crescimento, em números absolutos, no mês foi no setor da indústria de transformação", apontou.

Segundo o Diesse, as expectativas para os próximos períodos não são animadoras. Para o departamento, o resultado médio anual referente a 2015 deverá ser bem maior que o de 2014, devido aos altos índices de inflação, os tímidos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) e o nível de confiança do consumidor e dos empresários.