DEBATE

Uma boa oratória influencia e ajuda as pessoas nas relações? Especialistas respondem

No debate desta quarta-feira, Geraldo Freire conversou com os convidados sobre o dom de falar bem

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/09/2015 às 15:09
Foto: Rafael Souza | Rádio Jornal


No debate da Super Manhã desta quarta-feira (30), o comunicador da maioria, Geraldo Freire, recebeu no estúdio da Rádio Jornal, os professores de português José Ricardo Diniz e Fernanda Bérgamo e o jornalista Eugênio Jerônimo. Em pauta, o dom de falar bem e como a boa oratória influencia e ajuda as pessoas. Os convidados também deram dicas de como falar e escrever bem.

O professor José Ricardo afirma que falar bem não significa falar bonito. “O falar bem é falar de maneira adequada à situação”. O professor falou ainda que, profissionalmente, falar bem significa falar de maneira clara e objetiva, comunicando efetivamente às pessoas, qual o objetivo da fala. “Falar bonito às vezes impressiona, mas não quer dizer nada”. Diniz contou curiosidades sobre algumas situações onde o discurso impressiona, mas nem sempre se entende a mensagem.

A professora Fernanda Bérgamo acredita que, diante da competitividade, a mulher tem que tentar se destacar para encontrar um lugar ao sol no mercado de trabalho. Ela concordou com o professor José Ricardo Diniz, e complementou que as pessoas devem se preocupar em se comunicar bem. “Todo mundo é um comunicador brilhante, se houver preocupação com quem está falando, onde está falando e sobre o que está falando”, comentou. Fernanda salienta que a adequação é a melhor forma de conquistar o falar bem.

Ouça o debate na íntegra: