REIVINDICAÇÃO

Estudantes da UFPE seguem acampados na Reitoria da Instituição

O grupo pede a aprovação do novo estatuto da universidade, sem nenhuma alteração por parte do Conselho Universitário

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/10/2015 às 17:17


O prédio da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, segue ocupado por estudantes da Instituição. O grupo, que chegou ao local nessa sexta-feira (2), pede a aprovação do novo estatuto nos termos em que foi elaborado pelo Congresso Estatuinte, em maio deste ano.

O grupo de universitários, formado por cerca de 40 pessoas, contou que o fornecimento de energia, água e internet do prédio foi cortado. Eles reivindicam que o novo estatuto seja aprovado sem nenhuma alteração por parte do Conselho Universitário, que é a instância máxima da UFPE.

A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região, que representa a UFPE, solicitou à Justiça Federal um mandado de reintegração de posse do prédio da Reitoria. O órgão atendeu à solicitação e emitiu o documento ainda na sexta. No entanto, os manifestantes se recusaram a assinar a ordem judicial e afirmam que só deixarão o local quando o impasse for solucionado.

O reitor da universidade, Anísio Brasileiro, ainda conversou com os estudantes sobre os encaminhamentos dados pelos conselheiros, mas não conseguiu entrar em acordo quanto à saída do grupo do local.

Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem