DEBATE

O peso dos tributos no debate desta terça-feira

Convidados falaram sobre carga tributária e burocrática e o volume de impostos pagos pelas pessoas e empresas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/10/2015 às 13:58
Arte | UOL


No debate da Super Manhã desta terça-feira (06), o comunicador da maioria, Geraldo Freire, recebeu no estúdio da Rádio Jornal, a advogada previdenciária Mary Albe Queiroz, o presidente do Sindicado das Empresas de Contabilidade, Albérico Xavier, e o economista José Fernandes Menezes. Em pauta, o peso dos impostos no bolso das pessoas e das empresas.

A advogada Mary Albe Queiroz cita que, no ano que vem, é o mais visado para aumento de carga tributária. Mary Albe mencionou também que, ao todo, 72 tributos que se pagam entre impostos, contribuições e taxas. “Pior que os 72 tributos nós temos mais de 93 obrigações acessórias para empresas, ou seja, são declarações, informações, documentos que tem que ser preenchidos e isso gera um custo maior também para as empresas, e tem que ser cumpridos por elas, sob pena delas sofrerem punições de multas. Então nós temos, além dos tributos, uma alta carga burocrática”, afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicado das Empresas de Contabilidade, Albérico Xavier, destaca que, para o cidadão brasileiro ou empresário conseguir fazer a aplicação correta das alíquotas tributárias envolvidas em determinada operação, eles precisam identificar a quem eles estão vendendo, localidade e origem da mercadoria que está comprando, e tudo isso promove alterações no cálculo do tributo. “Essas combinações já ultrapassam 150 mil”, disse.

Confira o debate na íntegra: