CONSUMIDOR

População é pega de surpresa com o primeiro dia da greve dos bancários

Durante a greve estão mantidos os serviços para aposentados e pensionistas, a exemplo de validação de senha e prova de vida

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/10/2015 às 14:25
Foto: Agência Brasil


Quem procurou as agências dos bancos no Recife nesta terça-feira (6) ficou surpreso com a falta de atendimento. Muitas pessoas não sabiam do início da greve nacional dos bancários e que a paralisação é por tempo indeterminado. Apenas os serviços de autoatendimento funcionam normalmente.

Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 16%, mas os bancos apresentaram uma proposta de aumentar apenas 5. Os profissionais também querem melhores condições de trabalho, segurança, fim da terceirização e proteção ao emprego.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, durante a greve estão mantidos os serviços para aposentados e pensionistas, a exemplo de validação de senha e prova de vida. Para os outros clientes, a orientação é que utilizem os serviços pela internet ou o autoatendimento.

Porém, quem usa os caixas eletrônicos tem medo deles ficarem sem o abastecimento de dinheiro. Foi o caso da professora Manoela Almeida, que foi até a agência da Caixa Econômica da Avenida Guararapes, no Bairro de Santo Antônio, e demorou para conseguir sacar.

Em outras agências do centro do Recife, a exemplo dos bancos Bradesco e Itaú, na Avenida Conde da Boa Vista, o atendimento nesta terça-feira (6) era normal. Segundo os trabalhadores, a categoria vai aderir ao movimento ao longo da semana. Onde a paralisação foi registrada, faixas e cartazes informam da greve. Alguns clientes, mesmo sem conseguir o serviço, apoiaram a paralisação.

Durante a greve, a orientação do Procon Pernambuco para os usuários é entrar em contato com as empresas e consultar as formas de pagamento, já que mesmo durante a greve é preciso pagar as contas. Um balanço do primeiro dia de paralisação vai ser divulgado esta tarde pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco.