CONSULTÓRIO

As doenças mentais e os seus efeitos no organismo

Esse foi o tema do Consultório de Graça desta quinta-feira (8)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/10/2015 às 21:01

O Consultório desta quinta-feira (8) discutiu as doenças mentais e os seus efeitos. A apresentadora Graça Araújo recebeu os médicos psiquiatras José Carlos Escobar e Kátia Petribú.

José Carlos é diretor do Instituto RAID, Organização Não-Governamental que presta assistência a dependentes químicos. Já Kátia é professora-associada em Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) e atende no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Entre as patologias que comprometem o psíquico, o alcoolismo é uma das mais comuns. A doença afeta 10% da população brasileira. Por esse motivo, é, para José Carlos, uma das dependências mais preocupantes. “Não é cocaína, não é crack, não é maconha. É o álcool que talvez faça o maior número de vítimas. E está aumentando porque hoje está se bebendo mais cedo, a oferta de bebida é muito maior [que a das outras drogas] e as mulheres estão bebendo mais”, disse.

Kátia falou sobre a reforma da psiquiatria em Pernambuco, que começou há 20 anos. Segundo ela, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que as medidas previstas pela reforma sejam implantadas. “Realmente, no papel, a reforma é belíssima, mas, na prática, deixa muito a desejar. É um absurdo num Estado feito Pernambuco, com a prevalência de transtorno psiquiátrico, a gente só contar com uma emergência psiquiátrica [do Hospital Ulysses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife]”, criticou.

Ouça o programa completo: