PLANO SAFRA

Agricultores familiares de Pernambuco comemoram recursos do Governo Federal

O valor disponibilizado vai atender cerca de 170 mil famílias em 115 mil contratos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/10/2015 às 14:02
Ministro Patrus e o governador ao lado de agricultor familiar
Foto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e o governador, Paulo Câmara, lançaram, no Palácio do Campo das Princesas, o Plano Safra da Agricultura 2015/2016 em Pernambuco.

Os recursos na ordem de R$ 550 milhões já tiveram 10% deste valor contratados no Estado por meio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Doriel Barros, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), reconheceu o impacto importante do programa. “Um sentimento da agricultura familiar que precisa cada vez mais ter um olhar das autoridades, dos parlamentares de forma diferenciada, por que a agricultura familiar tem um peso enorme no ponto de vista da segurança alimentar, da geração de empregos, da produção de alimentos saudáveis”, destacou.

O valor disponibilizado vai atender cerca de 170 mil famílias em 115 mil contratos. Um alívio, se considerarmos o quinto no consecutivo de estiagem.

Onaur Ruano, secretário do Programa de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ressalta os 20% nos investimentos em relação ao ano passado. “Não houve corte no que se refere à disponibilização de recursos para o financiamento da agricultura familiar”, apontou.

O Plano Safra da Agricultura Familiar foi lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff, com um valor total de R$ 29 bilhões.