CONSULTÓRIO

Consultório discute o tratamento da obesidade

Programa desta sexta-feira (9) também tratou das cirurgias bariátricas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/10/2015 às 21:26

No Consultório desta sexta-feira (9), o tema debatido foi “O tratamento da obesidade e as cirurgias bariátricas”. A apresentadora Graça Araújo conversou com a clínica-geral e endocrinologista Maria Amazonas e com o cirurgião bariátrico Josemberg Marins.

Maria coordena o setor de Endocrinologia do Hospital Português. Já Josemberg atende no Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas e é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, além de doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A médica falou sobre a relação entre obesidade e diabetes. Segundo ela, são essas as duas causas que mais impulsionam as pessoas a procurar um endócrino. “A diabetes tipo 2, que tem em maior número na sociedade, com frequência, vem associada a algum grau de excesso de peso”, contou.

E o cirurgião alertou para a necessidade de se preparar o paciente para a cirurgia bariátrica. “Precisa passar por vários médicos, vários profissionais não médicos, psicólogos e nutricionistas. É necessária uma infraestrutura grande antes e depois da cirurgia”, afirmou.

Ouça o programa na íntegra: