DEBATE

Problemas de nariz, ouvido e garganta no debate desta sexta-feira

O comunicador Geraldo Freire recebeu médicos para tratar do assunto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/10/2015 às 20:46

O debate do programa Super Manhã desta sexta-feira (9) teve como tema “Cuidado com a saúde”. Para tratar do assunto, o comunicador Geraldo Freire recebeu o otorrino Alex Antunes, o oftalmologista Paulo de Tasso e o cirurgião de cabeça e pescoço Leonardo Arcoverde.

Alex explicou as atribuições de cada uma dessas três especialidades da medicina. “A parte da otorrinolaringologia pega ouvido, nariz e garganta, mas existe também a especialidade da laringe. E aí, quando chega na laringe, e não é um caso mais leve, a gente já encaminha para o cirurgião de cabeça e pescoço. Na parte de oftalmologia, às vezes a gente tem uma obstrução muito grande, que atinge o nariz e pode comprometer também o ducto lacrimal. E aí tem que encaminhar para o oftalmologista”, afirmou.

Paulo falou sobre a importância da lágrima para a saúde do olho. “O olho funciona como um motor de um carro: se não tem óleo, fica ferro com ferro batendo. Então, se a gente não tem essa lágrima, a pálpebra vai fazer uma ferida no olho, que leva à cegueira”, alertou.

Já Leonardo discorreu sobre a cirurgia de retirada de câncer na laringe, que antigamente fazia o paciente perder quase toda a voz. “Hoje a gente tem muitos recursos de reabilitação fonatória. Nós temos muitos pacientes que recuperam por completo a voz. E esses tratamentos de reabilitação vocal são acessíveis a todos”, disse.

Ouça o debate completo: