FOLIA SEGURA

SDS divulga calendário das ações de policiamento para o carnaval de 2016

O número do efetivo envolvido deve ser divulgado depois do prazo de solicitação de policiamento, que encerra em 30 de novembro

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/10/2015 às 14:15
Foto: Isabela Dias/ Rádio Jornal

O calendário de planejamento para as ações de segurança do carnaval de 2016 foi divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social do Estado. O cronograma prevê os prazos para que as agremiações e os blocos carnavalescos realizem as solicitações de segurança e policiamento que vão acompanhar os festejos da folia de momo do ano que vem.

Uma coletiva de imprensa foi realizada para apresentação dos prazos e contou com a presença de representantes das polícias, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e prefeituras.

O secretário executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, fala da importância do cumprimento do calendário. “É essencial para o sucesso do planejamento. Por que só após fechados os pedidos de vistorias e de policiamento para trios, blocos, camarotes e festas em geral é que a gente pode iniciar o planejamento em si, que é o dimensionamento, a locação de recurso humanos, financeiros, infraestrutura”, detalhou o delegado, lembrando que o carnaval será no início do ano (a terça-feira será no dia 9/02).

O presidente do grupo de trabalho operacional para o carnaval de 2016, o coronel da PM Gilmar de Araújo, orienta os interessados em fazer a solicitação do policiamento.

Confira os detalhes na reportagem de Isabela Dias:

Dentre as ações do grupo, estão inspeções dos trios elétricos e camarotes. As agremiações são divididas em pequeno, médio e grande portes. O percurso máximo de desfile para cada bloco é de 2,5 km e ele deve possuir até 10 trios elétricos.

A polícia prevê deslocamento de policiais do interior do estado para atendimento da demanda. O número do efetivo envolvido deve ser divulgado depois do prazo de solicitação de policiamento, que encerra em 30 de novembro. As vistorias de trios e vão começar no mês que vem e terminam em 15 de dezembro.