CONSULTÓRIO

Consultório discute os novos tratamentos para a dor de coluna

De acordo com o Ministério da Saúde, 27 milhões de brasileiros sofrem com dores nesta região do corpo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/10/2015 às 21:26
Leitura:
Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

No dia Mundial da Coluna, o Consultório desta sexta-feira (16), recebeu o neurocirurgião, Antônio Marcos Albuquerque e a fisioterapeuta, Patrícia Cerqueira que comentaram como os novos tratamentos têm beneficiado os pacientes.

Um dos tratamentos mais modernos se dá através da radiofrequência. O Neurocirurgião, Antônio Marcos Albuquerque, explica que é introduzida uma agulha na coluna do paciente e por meio dela é possível gerar um calor capaz de fazer com que os nervos responsáveis pela inervação da articulação, que transmitem a dor, sejam destruídos. “Geralmente esse procedimento é feito para dores relacionadas a artrose, na região de contato entre as vértebras e para quem tem raízes nervosas”, comenta.

Para a fisioterapeuta, Patrícia Cerqueira, a massagem não é muito indicada para o tratamento das dores, pois existe uma tendência entre os profissionais da área, de apertar os pontos de tensão o que pode estimular a dor. “Eu prefiro que os pacientes façam realmente só aquela massagem relaxante, de soltar a musculatura mesmo, sem fazer pressão, sem fazer alongamentos”, explica.

Ouça o programa na íntegra:

Mais Lidas