MANIA NACIONAL

Recife, Caruaru e Arcoverde comemoram Dia Mundial do Pão com entrega de 80 mil iguarias

Para aliar nutrição e cuidado com o meio ambiente, os alimentos serão trocados por material reciclado e óleo de fritura

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/10/2015 às 8:56
No Recife, a distribução é feita no Pátio do Carmo. Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Reportagem de Rafael Carneiro

O Dia Mundial do Pão é comemorado nesta sexta-feira (16) com distribuição de pãezinhos e cuidado com o meio ambiente. A campanha “O pão de cada dia traz saúde e nutrição” é uma iniciativa da associação dos panificadores de Pernambuco e vai trocar materiais recicláveis por alimentos.

No Recife, a distribuição é feita no Pátio da Igreja do Carmo, no centro da cidade. Em Arcoverde a ação acontece na Praça de São Geraldo. Em Caruaru, a troca é feita no Marco Zero, durante a tarde. Ao todo, 80 mil pães serão distribuídos entre as três cidades

A distribuição dos pães começou às 6h no Recife. Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Para receber os pães é preciso colaborar com o meio ambiente. Dez garrafas PET de dois litros, cinco latinhas de alumínio ou ainda dois litros de óleo equivalem a uma sacola com dez pães.

A Organização Mundial de Saúde estima que o consumo de pão por pessoa ao ano em aproximadamente 60 quilos. No Brasil, o consumo médico é de 30 quilos.

Para a nutricionista Edna Claudinho, é mito dizer que pão engorda. Ela explica que nosso corpo precisa de uma cadeia alimentar completa e o pão nos fornece carboidrato, que é fundamental para ter energia. “As pessoas querem consumir os alimentos, mas não querem gastar os alimentos. Pão não engorda, o que engorda é a ociosidade”, completa.