EDUCAÇÃO

Temas recorrentes nas redes sociais, feminismo e globalização marcam o primeiro dia do Enem

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foi marcado por questões sobre o meio ambiente.

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 24/10/2015 às 20:45
Leitura:
Citação do livro "O Segundo Sexo" da escritora francesa Simone de Beavouir foi usada na questão feminismo.


A prova, que costuma trazer temas relacionados ao cotidiano e interpretação de texto, apresentou uma questão sobre igualdade de gênero na área de Ciências Humanas, com uma citação (foto acima) da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que virou tema mais comentado pelos estudantes quando eles saíram da prova.

O exame também teve duas questões de globalização e cinco de meio ambiente, tema que permeou tanto a parte de Ciências Humanas quanto de Ciências da Natureza. A prova de química se destacou pelo seu grau de dificuldade, segundo os comentários dos participantes nas redes sociais.

As perguntas sobre globalização se referiram às teias globais de produção e à mecanização da mão-de-obra com o advento das tecnologias no final do século XX e início do século XXI, o que promoveu grandes mudanças no mercado de trabalho.

O egocentrismo e a selfie voltaram a figurar na prova com trecho de um texto do jornalista e sociólogo Muniz Sodré sobre o tema. O pensamento de Paulo Freire, questionado em várias manifestações contra o governo e a esquerda pelo país, também apareceu no teste. Entre os assuntos envolvendo atualidades, foram abordados o Estado Islâmico, a crise hídrica e a ciberespionagem.

As perguntas que exigem análise de imagens também são recorrentes na prova e costumam ser as mais comentadas. Nesta edição do Enem, uma charge do Ziraldo sobre os empréstimos internacionais feitos durante a ditadura militar e uma charge do Amarildo criticando o uso de agrotóxicos foram usadas.

Neste primeiro dia de realização das provas do Enem, os 7,7 milhões de inscritos tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver as 90 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias (história, geografia, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

Neste domingo (25), os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões da prova de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira - inglês ou espanhol) e de matemática. Além disso, precisam fazer a prova de redação.

Em Pernambuco, os portões abrem às 11h fecham às 12h. As provas terão início às 12h30 do horário local. O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até quarta-feira (28).

Mais Lidas