MOBILIZA PIBID

Estudantes das licenciaturas da UFRPE e docentes se mobilizam em prol do PIBID

Grupo teme que o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) seja extinto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/10/2015 às 17:23
Leitura:
Foto: Lélia Perlim

Os estudantes das licenciaturas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professores da instituição e também da educação básica, beneficiados pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizam na tarde desta terça-feira (27) uma mobilização na praça do Derby, na área central do Recife.

O ato chama atenção para o risco de extinção desse programa, que beneficia cerca de 80 mil bolsistas no país e 4 mil aqui em Pernambuco. A representante estadual do programa, Lúcia Falcão, explica a situação dos bolsistas. “A gente não recebeu a verba de custeio de 2014, não foi aberto edital de custeio para 2015 e vários outros programas de formação continuada de professores que também fazem parte da diretoria de formação de professores da educação básica”, detalhou.

Confira os detalhes no flash de Lélia Perlim:

A preocupação da representante e dos usuários é o redesenho que o programa deve sofrer em 2016, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Esse redesenho para nós é eufemismo para extinção do programa”, comentou. “A profissão docente hoje em dia não é uma profissão que consiga seduzir essa juventude. Por conta de vários problemas, por falta de reconhecimento, por falta de um salário digno, por falta de condições de trabalho”, destacou Lúcia, dizendo que o PIBID auxilia na minimização dessa carga negativa da profissão e serve, também, para estimular os docentes.

Mais Lidas