SAÚDE

“Existe sabor com comida saudável”, defende endocrinologista

Debate desta quinta-feira falou sobre a história e a produção dos alimentos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/10/2015 às 14:12
Foto: Rádio Jornal

O endocrinologista Francisco Bandeira, a nutricionista Edileide Freitas e o agrônomo Geraldo Eugênio participaram, nesta quinta-feira (29), do debate da Super Manhã, para discutir a história e a produção dos alimentos.

O agrônomo Geraldo Eugênio fala a importância da agricultura. “A agricultura talvez seja uma das invenções mais impressionantes da humanidade”, comentou. Ele também comentou o destaque que a gastronomia tem nos principais jornais do mundo.

Para a nutricionista Edileide, com o passar dos anos, a alimentação do brasileiro perdeu muito com a extinção cada vez maior das empregadas domésticas. “Alimentação é prazer e arte, né?”, destacou, dizendo ainda que o as pessoas não tem mais tempo de preparar a própria comida e perderam a profissional que fazia.

O endocrinologista defendeu que o alimento saudável pode ser saboroso. “É claro que a gordura é saborosa. A gordura saturada de origem animal tem sabor e que é considerada a que é mais danosa para a saúde”, destacou.

O especialista apontou que a dieta tida como a mais saudável, atualmente, é extremamente saborosa. “A dieta padrão mediterrâneo é extremamente saborosa. Os pratos são simples, não tem aquela sofisticação de uma culinária francesa que é riquíssima em gordura saturada”, apontou, afirmando ainda que a França está pagando um preço alto com índices de obesidade crescendo rapidamente. “Existe sabor com comida saudável”, concluiu o endocrinologista.

Recente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que carnes processadas – como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon – foram classificadas como alimentos cancerígenos para seres humanos. Já a carne vermelha, incluindo partes do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foi classificada como alimento de provável risco cancerígeno.

Confira o debate desta quinta-feira completo que destacou ainda os programas culinários que atraem um público grande: