COMPORTAMENTO

Você sabe por que o palhaço usa aquela bolinha vermelha no nariz?

Especialistas debatem o maravilhoso mundo do circo que encanta "crianças" de todas as idades desde a pré-história.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/10/2015 às 8:55
Foto: Divulgação


"Uma pirueta, duas piruetas. Bravo. Bravo!", diz a letra de "Piruetas", escrita em 1981 por Chico Buarque, Enriquez e Bardotti para o filme "Os saltimbancos trapalhões". Quem não lembra imediatamente do munto do circo ao ouvir a canção, com certeza, não teve infância. Nem adolescência. Nem vida adulta. Afinal, o mundo mágico do circo é para cianças de todas as idades.

O Festival de Circo do Brasil, que começa nesta sexta-feira (30) no Recife, foi o tema do programa Comportamento da Rádio Jornal no último domingo. A produtora e curadora do evento, Dani Hoover, e o coordena do projeto “Pirueta Circo Social”, Boris Trindade, o Borica, que também dirige a Cia Brincantes de Circo.

De acordo com os especialistas, o que chamamos de circo surgiu, ainda primitivo, na pré-história. Isso quer dizer que a história da humanidade se confunde com a própria história da arte circense. A origem do nariz vermelho, por exemplo, é controversa. Uma das versões afirma que um ator se apresentou bêbado, com o nariz vermelho, e causou muito alvoroço. Outra versão dá conta de que o palhaço tem o nariz vermelho por que, em geral, é uma pessoa tristonha, que chora muito fora dos palcos. Confira o debatecompleto e saiba outras curiosidades:

FESTIVAL DE CIRCO - O Festival de Circo do Brasil vai até o próximo dia 8 de novembro. A 11ª edição inclui espetáculos de mágica, exibição de filmes e dramaturgia. A programação acontece em teatros e espaços de eventos, incluindo praças ao ar livre, e contempla grupos nacionais e internacionais. O público vai contar ainda com exposições, oficinas, lançamento de livros, encontro de mágicos e outras vivências peculiares ao mundo do circo. Veja a programação completa aqui.

SERVIÇO
11ª edição do Festival de Circo do Brasil (FCB)
De 30 de outubro a 8 de novembro, nos teatros e espaços do Recife.
R$ 10 (meia entrada nos teatros) e gratuito nos espetáculos apresentados ao ar livre.

COLUNISTAS - O circo no programa Comportamento também contemplou a coluna "meus amores da televisão", com o jornalista Rafael Souza. Novelas como "Chocolate com Pimenta".

Na coluna "Muito prazer", a sexóloga Silvana Melo respondeu à pergunta de Joaquim, morador de camaragibe. A esposa dele anda reclamando que ele está muito rápido na cama. Você sabe qual o tempo ideal? E a ejaculação precoce, você conhece?