CONQUISTA

Estudantes de escola municipal do Recife vencem Olimpíada Brasileira de Robótica

Maryllia, Emerson e Gabriel ainda se classificaram para a RoboCup, na Alemanha

Da Rádio Jornal atualizada em 02.11.2015 às 9h17
Da Rádio Jornal
atualizada em 02.11.2015 às 9h17
Publicado em 01/11/2015 às 17:29
Foto: Carlos Augusto/Divulgação PCR


Os três estudantes do nono ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram os campeões Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu neste domingo (1°), em Uberlândia, Minas Gerais. E tem mais: os únicos representantes de Pernambuco entre as dez equipes que chegaram à final, Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, ainda se classificaram para a RoboCup - campeonato internacional que vai ser realizado no próximo ano, na Alemanha.

O robô que o trio pernambucano montou e programou teve oito minutos para cumprir um percurso determinado, desviando obstáculos, subindo e descendo rampas, entre outros desafios, até chegarem as pequenas bolas.

Foto: Carlos Augusto | Divulgação PCR


O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, comemorou a vitória dos estudantes e falou sobre o projeto. “Demos início ao Programa Robótica na Escola em 2014 e, no ano seguinte, nossos alunos já conquistam uma olimpíada nacional. Maryllia, Gabriel e Emerson estão de parabéns”, disse. Em entrevista ao comunicador Geraldo Freire, o prefeito do Recife Geraldo Julio comemorou a vitória dos meninos e comentou os avanços na estrutura educacional do município:

Esta é a segunda vez que os estudantes do 6º ao 9º anos da rede municipal de ensino do Recife se classificam para a fase nacional da Olimpíada de Robótica. Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal Dom Bosco venceu a etapa regional da olimpíada e pôde disputar a etapa nacional em São Paulo.