SOCIAL

Prorrogação do prazo para pagamento do eSocial deixa empregadores aliviados no Recife

Prazo que terminaria na próxima sexta-feira foi prorrogado para 30 de novembro. Data não será adiada novamente

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 05/11/2015 às 12:21


Os ministérios da Fazenda e do Trabalho e Previdência Social decidiram nessa quarta-feira (4) prorrogar o prazo para cadastro e pagamento do eSocial para trinta de novembro. A data inicial para o fim do prazo era a próxima sexta-feira (6), mas diante dos problemas no site, o governo federal resolveu flexibilizar.

Os contribuintes que emitiram a guia única com vencimento para o dia 6 podem emitir outro documento para o final do mês. Até ontem à noite, 22,9% dos empregadores cadastrados tinham conseguido finalizar os procedimentos.

No Recife, os empregadores respiraram aliviados com o aumento no prazo. O repórter da Rádio Jornal Rafael Carneiro conversou com a auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, Felícia Mendonça, sobre o processo a ser cumprido:

O eSocial é um projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Nele estão inclusos os encargos de Imposto de Renda, FGTS, seguro contra acidentes e a contribuição previdenciária ao INSS.

No cálculo do simples doméstico 8% do valor do salário é para o FGTS, 0,8% para seguro acidente, 3,2% para um fundo a ser utilizado em caso de demissão sem justa causa, 8% para valor do INSS pago pelo empregador, além de 8% a 11% para o INSS pago pelo empregado. O salário do trabalhador pode ter ainda o desconto do imposto de renda para valores acima de R$ 1.930.