SAÚDE

Ministério da Saúde declara estado de emergência sanitária nacional

Medida foi tomada após Pernambuco apresentar surto de bebês com microcefalia

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/11/2015 às 17:00


O Ministério da Saúde vai declarar nesta quarta-feira (11), estado de emergência sanitária nacional em razão de um surto de bebês com microcefalia identificado em Pernambuco. A doença se caracteriza pela má formação que causa sérias deficiências de desenvolvimento.

Até o momento, foram notificados 141 casos em 55 cidades. O número é 15 vezes superior à média apresentada no período de 2010 a 2014, que era de nove casos por ano. Existem ainda notificações no Rio Grande do Norte e na Paraíba, mas em menores proporções.

Luciane Albuquerque, secretária executiva de Vigilância em Saúde do estado, explicou que os profissionais de saúde começaram a observar um aumento no número de casos. “A gente começou a elaborar um protocolo clínico e epidemiológico para orientar os profissionais de saúde nas unidades de saúde ao que fazer quando se depararem com um caso desse”, destacou.

O protocolo orienta os profissionais no sentido de quais exames devem ser feitos, tanto de imagem e quanto laboratorial, e quais medidas devem ser tomadas, além de para onde devem ser encaminhados os pacientes.

A partir da decretação de emergência nacional, um grupo de especialistas vai ser formado para investigar as causas do aumento do número de casos. Uma das suspeitas da equipe que investiga o surto é a contaminação da mãe pelo Zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que provoca a dengue.