INFÂNCIA

Palestra sobre assédio sexual na infância orienta os pais sobre a atenção às crianças

Especialista afirma que é importante saber falar com a criança para que ela aprenda a se defender, mas sem assustá-la

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/11/2015 às 5:32
Imagem: reprodução/internet


Estão abertas as inscrições para a palestra “Prevenção da violência sexual na infância” com a pedagoga e especialista em educação sexual, Caroline Arcari. O encontro está marcado para o próximo domingo (22), a partir das 16h. O local escolhido é a Livraria Villa Sete, que fica nas Graças, Zona Norte do Recife.

Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected]. É preciso colaborar com um quilo de alimento não perecível a ser doado a ONG Casa de Passagem, que fica em Santo Amaro, na área central do Recife.

O bate-papo com Caroline Arcari é promovido pelo Portal NE10, em parceria com o Blog Erosdita e o Centro de Orientação em Educação e Saúde (Cores) - organização não-governamental que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que uma a cada cinco crianças até os 12 anos sofre abuso sexual.

Durante o encontro, Caroline Arcari, que também é presidente do Cores, vai orientar, de forma clara e objetiva, como perceber se uma criança está sofrendo algum tipo de abuso, o que fazer no caso de suspeitas, e como abordar o assunto com os pequenos. “É importante saber falar com a criança para que ela aprenda a se defender, mas sem assustá-la. Os pais poderão esclarecer dúvidas nesse sentido”, afirma a editora do Blog Erosdita Julieta Jacob, jornalista e mestranda em Educação Sexual. Ela também participará do bate-papo, que terá mediação da editora do Portal NE10 Inês Calado.

Para a também editora do Portal NE10 Julliana de Melo, “a repercussão da campanha #MeuPrimeiroAssédio nas redes sociais acabou revelando dados absurdos sobre o assédio sexual na infância. E, infelizmente, pouco se sabe sobre as formas de prevenção e de combate que possam ajudar a essas crianças e adolescentes. É por isso que nos unimos para promover este evento”, disse.

FEIRA DE LIVROS – O bate-papo com Caroline Arcari faz parte da programação da 1ª Feira de Livros da Vila 7, que acontece neste fim de semana (21 e 22), das 10h às 18h, e conta com debates, encontro com autores, contação de histórias para crianças, picnic, meditação e yoga para crianças. O evento terá ainda a apresentação de Tio Bruninho e Tia Carol. A entrada é gratuita.