POLÍTICA

Congresso mantém 12 vetos da presidente

Se derrubados os vetos, haveria um impacto de R$ 20 bilhões no governo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/11/2015 às 11:52
Foto: Agência Brasil

Depois de mais de dez horas de sessão, o Congresso Nacional, foram mantidos 12 vetos da presidente Dilma Rousseff. Se fossem derrubados, haveria um impacto de R$ 20 bilhões nos cofres do Governo, segundo cálculos do Ministério do Planejamento.

Em um dos vetos mantidos, os deputados e senadores preservaram a lei que exclui a extensão da política de reajuste real ao salário mínimo para todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na terça-feira (17), os parlamentares já tinham mantido o veto da presidente ao projeto de reajuste dos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário. Também foi mantido o veto a um trecho da Reforma Política, que permitia a doação de empresas a partidos políticos. Ouça na matéria de Romoaldo Souza o que diz o líder do governo, o deputado José Guimarães, sobre as decisões do Congresso:

Um dos vetos derrubados pelos parlamentares permite que, nas próximas eleições, as urnas eletrônicas sejam equipadas com uma pequena impressora que vai imprimir o registro do voto do eleitor.