SAÚDE

Novembro azul: 300 homens fazem exames de próstata gratuitamente no Hospital Português

Seu Francisco, 84 anos, foi ao local fazer o exame pela primeira vez. orientação médica é que a prevenção comece aos 45 anos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 20/11/2015 às 8:48
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Os profissionais de saúde explicam que é a prevenção do câncer de próstata deve começar aos 45 anos. Se você é negro ou tem algum parente próximo com a doença, o cuidado deve ser antecipado. Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira:

Na maioria das vezes, o câncer de próstata é silencioso, por isso o exame de toque retal é tão importante para garantir a prevenção e o sucesso do tratamento. Um dos indícios da doença pode ser a dificuldade de urinar.

Dentro da campanha mundial novembro azul, o ambulatório Maria Fernanda do Hospital português oferece exames gratuitos para 300 homens que agendaram atendimento previamente.

A campanha de prevenção ao câncer de próstata, que chega à 14ª edição, é coordenada pelo urologista José Nogueira. Ele explica a importância da cautela:

Seu Francisco, 84 anos, primeira vez fazendo exame de próstata: "minha filha, se no meu tempo dissessem que o médico ia colocar um dedo lá, era tiro pra cima", diz. Agora seu Francisco não escapa. Vai fazer o exame para continuar protegido e com a consciência tranquila.