ENTREVISTA

"O povo precisa saber como é que a justiça é feita", afirma jurista Joaquim Falcão

Ele é autor da obra O Supremo, que será lançada nesta segunda-feira (23), na Livraria Cultura do Paço Alfândega. Ele conversou com a bancada do Passando a Limpo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 23/11/2015 às 14:14
Leitura:
Foto: Divulgação

O jurista pernambucano Joaquim Falcão lança, nesta segunda-feira (23), às 18h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, a obra O Supremo. Ele conversou com a bancada do Passando a Limpo sobre o livro e adiantou um pouco do conteúdo da obra.

Sobre o Supremo Tribunal Federal, ele comentou a importância a presença na vida da sociedade. “Ele interfere na nossa vida todos os dias. Ele decide os impostos que a gente vai pagar; ele decide questões sexuais, como a questão homoafetiva; corrupção; decide muito da nossa vida”, destacou o jurista. “Ele passou a entrar na nossa casa e decidir como que a gente tem que ser”, completou.

O jurista comentou ainda o comportamento de juízes dentro e fora das sessões, destacando o pioneirismo da TV Justiça. “O povo precisa saber como é que a justiça é feita. Democracia é transparência. E agora os juízes estão sabendo que o povo está olhando para eles”, pontuou.

Segundo o jurista, os juízes não estão acostumados com essa visibilidade. “Eles têm que se controlar. Eles não podem transformar uma discussão importante que vai atingir o país inteiro, numa conversa normal. Eles têm que mostrar quais são os princípios e quais são as leis”, aconselhou.

O autor é advogado, professor, ex-integrante do Conselho Nacional De Justiça. Atualmente, Joaquim Falcão é diretor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. O livro traz uma coletânea de artigos publicados nos principais jornais do País no período entre 1992 e 2014.

Estão convidados para o lançamento o deputado federal Jarbas Vasconcelos e o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo. Ambos realizam debate com o autor sobre o cenário político nacional.

Confira a entrevista completa:

Mais Lidas