ECONOMIA

Importada dos EUA, comércio aposta na Black Friday para alavancar vendas do final do ano

Shoppings e lojas do centro do Recife estendem horário de atendimento para atrair mais clientes

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/11/2015 às 6:03
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas


A ideia surgiu nos Estados Unidos e dá o pontapé inicial para as vendas de fim de ano. A data acontece sempre um dia depois do dia de Ação de Graças, que foi comemorado nessa quinta-feira (26). No Brasil, a promoção com grandes descontos chegou em 2010, priorizando as vendas online.

Os principais shoppings da Região Metropolitana do Recife vão adotar horários especiais para dar maior comodidade dos consumidores. O RioMar e o Tacaruna, por exemplo, até às 23h.

As lojas do Plaza do Recife abrem encerram as atividades às 22h30. Já no centro do Recife, o comércio pode estender o horário para além das 19h, dependendo do movimento.

Para atrair os clientes, o Shopping Guararapes ampliou o horário de atendimento nesta sexta e sábado até às 23h. Quem realizar compras no mal até domingo também vai concorrer a 100 vale-compras de até R$ 400.

Os órgãos de defesa do consumidor recomendam cautela por conta do momento econômico nacional. A cada vez mais importante pesquisa de preço também deve ser levada em consideração na hora de ir às compras. O gerente jurídico do Procon Pernambuco, Roberto Campos, afirma que o órgão está pronto para agir:

No Recife, muitos clientes que foram às ruas reclamaram que os descontos não eram assim tão atraentes quanto foi divulgado. Marluce Soares saiu do município de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado, ainda de madrugada para ir ao Recife. De acordo com ela, a promoção "está mais para black fraude". Saiba mais na reportagem de Clarissa Siqueira: