APLICATIVO

Importante ferramenta de comunicação entre público e jornalistas, comuniQ comemora 2 anos

São mais de 23 mil usuários, sendo 63% do sexo masculino e 37% do feminino

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/11/2015 às 15:30
Leitura:


Há dois anos o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançava o comuniQ, inovador e pioneiro aplicativo que promove o contato direto entre a população e as redações do Jornal do Commercio, Rádio Jornal, TV Jornal e Portal NE10. A ferramenta logo se tornou um poderoso instrumento nas mãos da sociedade civil. Seja para denunciar problemas no bairro, saber como está o trânsito na cidade ou enviar sugestões de pauta para a redação, o comuniQ hoje é mais do que uma ponte entre o público e os jornalistas do SJCC. É uma comunidade integrada que diariamente contribui para a cidadania.

Em sua terceira versão, o aplicativo desenvolvido pela I2 Mobile Solutions já passou por importantes evoluções. Inicialmente, o material enviado pelos usuários era visto apenas pelas redações. Na segunda versão, as postagens passaram a ser vistas por toda a comunidade, aumentando ainda mais sua utilidade pública. Já na versão mais recente, um grande passo foi dado ao inserir comentários e compartilhamento nas postagens, fazendo do comuniQ uma espécie de rede social própria.

“O aniversário de dois anos do comuniQ é motivo de comemoração, festa, alegria e agradecimento aos cidadãos que estão integrando esta grande família e conectados em busca de uma melhor qualidade de vida. Também é motivo de muito orgulho para nós, podermos oferecer à sociedade uma ferramenta tão inovadora que faz essa ponte entre o público e o SJCC”, celebra Verônica Barros, diretora de Mercado Leitor do Jornal do Commercio.

Atualmente o aplicativo, que está disponível para download gratuito em dispositivos iOS e Android, possui mais de 40 mil instalações. São mais de 23 mil usuários, sendo 63% do sexo masculino e 37% do feminino. “O público é em sua maioria jovem, reunindo pessoas conectadas com a tecnologia e que se preocupam com a questão da cidadania”, explica Verônica.

Acompanhando seu crescimento, o comuniQ passou a ser utilizado cada vez mais pelos veículos do SJCC. Na TV Jornal, o quadro comuniQ na TV, dentro do programa O Povo na TV, é sucesso absoluto. Sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, Ciro Bezerra seleciona denúncias feitas através do comuniQ, usando toda a visibilidade da televisão para divulgar e cobrar soluções ao poder público.

Na Rádio Jornal, a ferramenta tem sido constantemente usada na Sala do Povo. As denúncias que chegam via comuniQ passam por uma triagem, feita pela produção, e vão ao ar no Página do Povo, quadro dentro do Supermanhã, com Geraldo Freire. Os ouvintes também recebem o feedback quando os problemas são solucionados.

Mais Lidas